tony monti eXato acidente

leio, escrevo e apago




  • três coisas que eu
    gosto - infantil -
    (2013)


    Capa de eXato acidente
    eXato acidente
    (2008)



    Capa de o menino da rosa
    o menino da rosa
    (2007)




    Capa de O Mentiroso
    o mentiroso
    (2003)





  • e-mail do Tony:
    monti1979 arroba gmail ponto com



  • Arquivos

garatuja (98) – tempo

Posted by Tony Monti em 24.03.2014

Eu jogo um dado. Dá 6. Um sexto de chance. Sorte.
Eu jogo o dado. Dá 6. Um sexto de chance. Sorte.
Um sexto vezes um sexto, um trinta e seis avos (sorte).

Pergunta 1:
se jogar de novo, devo acreditar que vai dar 6?
dado normal,
cubo regular.
um sexto de chance.
sorte.

(eu não seria o mesmo
depois de ver um dado dar 6 por,
digamos,
17 vezes seguidas.
eu procuraria o truque.
se o fato se repetisse muito mais,
ou eu insistiria na ideia do truque,
ainda que eu não o descobrisse,
ou eu me tornaria uma espécie de místico.

longe desse cenário específico,
em tudo
continuo procurando o truque
e, quase nunca consciente,
para inventar o mundo concreto,
acredito que não sou,
eu mesmo, de mentira.

deus não existe,
mas gosta de mim.)

Pergunta 2:
eu jogo o dado de novo,
dá 1.
um sexto de chance.
sorte?

Pergunta 3 (múltipla):
não é estranho que uns caras insistam
em falar de um mundo ruim,
e que isso, de algum modo,
para alguém,
possa ser bom?

Pergunta 4:
não é estranho que a gente espere
um futuro que [negue/confirme]
o que se conhece
e aquilo em que se acredita?

pergunta 5:
quem apostaria em um mundo melhor,
ou apenas surpreendente,
se raciocinasse como no caso dos dados,
ou mesmo de um jogo mais complexo,
como o xadrez,
o futebol,
o esconde-esconde,
o salto de paraquedas
ou o suicídio?

Deixe um comentário

