tony monti eXato acidente

leio, escrevo e apago




  • três coisas que eu
    gosto - infantil -
    (2013)


    Capa de eXato acidente
    eXato acidente
    (2008)



    Capa de o menino da rosa
    o menino da rosa
    (2007)




    Capa de O Mentiroso
    o mentiroso
    (2003)





  • e-mail do Tony:
    monti1979 arroba gmail ponto com



  • Arquivos

garatuja (55) – estrutura, o item número 31

Posted by Tony Monti em 03.01.2013

Listei ontem cinquenta experiências estranhas que vivi. O item número 50 é uma blague, é a própria lista. Incluí pequenas narrativas, descrições de estados de humor e de maneiras de estar no mundo. Evitei insistir em bebedeiras. Sóbrio, portanto. Utilizei canetas coloridas, a princípio para adicionar sentidos à lista, mas me perdi. As cores, no fim das contas, até onde eu percebo, não são mais que um aspecto sensorial que transforma a lista em um objeto mais interessante. E foi bom usar cores.

Tentei não ser repetitivo nos assuntos para que a lista não se parecesse com um catálogo das minhas sessões de psicanálise: a insistência imparável da mesma estrutura. Ainda assim, os itens 6, 11, 19, 21, 22, 23, 34, 43 e 45 podem ser mapeados, com mínimas variações, por não mais que uma dúzia de itens, funções e objetos. Mudam apenas os nomes. Passei essas décadas fazendo as mesmas coisas.

Guardei a número 31 para algo que talvez aconteça em breve. Ter um apartamento próprio me soa mais estranho que ter escrito um mestrado a mão, canetas coloridas, muitos rabiscos, figuras e remissões, e nenhum back up (número 37), ou digitar as 180 páginas do livro que eu estudava no mesmo mestrado (número 41). Ser dono de um espaço? A maluquice me apareceu primeiro pela dimensão. Percebo agora que o que me estranha é a própria noção de propriedade.

Nunca me incomodei por possuir dois pares confortáveis de tênis ou uma mochila. Facilitam o movimento. Por outro lado, neste aspecto, não me dou bem nem com os livros. Para quê? Ficam parados na estante. Ter na estante livros que não folheio há mais de 10 anos é o item número 44. Por ser uma coisa enorme, o apartamento faz do item 31 um dos onze itens com mais inércia.

Deixe um comentário

