tony monti eXato acidente

leio, escrevo e apago




  • três coisas que eu
    gosto - infantil -
    (2013)


    Capa de eXato acidente
    eXato acidente
    (2008)



    Capa de o menino da rosa
    o menino da rosa
    (2007)




    Capa de O Mentiroso
    o mentiroso
    (2003)





  • e-mail do Tony:
    monti1979 arroba gmail ponto com



  • Arquivos

Posted by Tony Monti em 30.11.2011

Procuro bons textos recentes (contos, poemas e romances escritos nos últimos 20 anos) que se refiram, mesmo que discretamente, ao regime militar ou à transição para o chamado regime democrático (até meados dos anos 90). Alguém pode me indicar algo?

Percebo no trabalho de alguns amigos que escrevem e estudam literatura que os limites das duas atividades se invadem o tempo todo, que os autores estudados estão bastante presentes em seus poemas, contos e romances, que os temas das dissertações e das teses são quase sempre próximos dos temas da ficção e da poesia feitas por eles.

Comigo acontece o mesmo. No mestrado, estudei Clarice Lispector. Houve momentos, quando eu escrevia meus textos, que não tinha certeza se as frases eram minhas ou dela. No doutorado, houve um processo um pouco diferente. Embora eu tenha escrito contos que lembram o Rubem Fonseca, o processo todo redundou mais em um afastamento do que em uma mimese. Da violência explosiva dele, eu derivei uma vontade de estender os momentos críticos, de narrar na extensão em vez de concentrar as tensões em um tiro ou um grito. Mesmo nos textos dele, tirei os olhos dos choques e passei a entender melhor a periferia dos cenários, aquele quase-nada que acontecia pouco antes ou pouco depois de as pessoas se matarem.

Tenho um romance em andamento e nenhum projeto na universidade. Me acostumei com a dinâmica de estudar e escrever, com as duas coisas brigando e se reforçando. Procuro agora bons textos recentes (contos, poemas e romances escritos nos últimos 20 anos) que se refiram, mesmo que discretamente, ao regime militar ou à transição para o chamado regime democrático (até meados dos anos 90). Alguém pode me indicar algo? Dou preferência a autores nascidos durante o regime.

Uma resposta to “”

  1. tonymonti said

    Não, nenhum intenção de fazer um romance histórico. NENHUMA.

Deixe um comentário

