tony monti eXato acidente

leio, escrevo e apago




  • três coisas que eu
    gosto - infantil -
    (2013)


    Capa de eXato acidente
    eXato acidente
    (2008)



    Capa de o menino da rosa
    o menino da rosa
    (2007)




    Capa de O Mentiroso
    o mentiroso
    (2003)





  • e-mail do Tony:
    monti1979 arroba gmail ponto com



  • Arquivos

star wars – a Força e suas fraquezas

Posted by Tony Monti em 31.05.2011

* Padmé Amidala (Natalie Portman)

A ideia senso comum que corre entre meus amigos é a de que os antigos Star Wars são bons, e os recentes são ruins. Assisti a todos os seis nos últimos dias. Tenho poucas observações, e a primeira delas justifica serem tão poucas:
1. São todos piores do que eu imaginava. Em todos eles há muitas cenas de confrontos entre naves ou pessoas, o que era de se supor pelo título Star Wars. Talvez eu devesse procurar um Star Dialogues ou um Star Political Thoughts. Talvez até um Star Trek.
2. Os primeiros me pareceram extremamente datados, marcados talvez por um fascínio, na época, por efeitos especiais agora precários.
3. Se fosse obrigado a escolher, escolheria os mais novos, onde os efeitos especiais não me desagradam e onde inclusive os enredos me parecem mais bem cuidados.
4. Principalmente nos filmes antigos, alguns personagens têm super-inabilidades incompatíveis com seus superpoderes. A Força oscila bastante.
5. Continuarei dizendo aos amigos que sou Jedi, e a escolher alguns deles para serem Jedis também, apesar de agora eu saber que ser Jedi não é grande coisa.
6. Há algumas boas imagens, em particular nos filmes mais novos.

 *Naboo, um dos planetas da série.

Uma resposta to “star wars – a Força e suas fraquezas”

  1. Mauricio said

    Na verdade a opinião de seus amigos sobre os primeiros filmes pode ser marcada pela nostalgia. Eu me lembro que adorava Viagem ao Fundo do Mar. Outro dia arrumei todos os episódios e comecei a assistir. Não achei grande coisa. Minha mulher que estava comigo riu da minha cara achando tudo aquilo ridículo.

    Estava pensando no que você disse sobre os Jedis e inicialmente concordei. Se eles fossem tudo isto, não teriam deixado o Anakin acabar com eles no último filme produzido.

    Mas, depois, olhando pelo prisma da religião, talvez eles tenham deixado acontecer o que aconteceu porque estava escrito. Era a profecia do Jediismo. Tem até um certo sentido.

    Se bem que não tem muita lógica procurar grandes significados em filmes feitos para vender pipocas e brinquedos. Não me levem a mal porque também sou fã de Guerra nas Estrelas, mas tenho que ser crítico.

Deixe um comentário

