tony monti eXato acidente

leio, escrevo e apago




  • três coisas que eu
    gosto - infantil -
    (2013)


    Capa de eXato acidente
    eXato acidente
    (2008)



    Capa de o menino da rosa
    o menino da rosa
    (2007)




    Capa de O Mentiroso
    o mentiroso
    (2003)





  • e-mail do Tony:
    monti1979 arroba gmail ponto com



  • Arquivos

Seinfeld (1) – primeiras impressões

Posted by Tony Monti em 31.01.2011

Assisti aos primeiros 15 episódios do Seinfeld e já tenho os próximos gravados para serem assistidos. Nunca tinha notado que muitas pessoas próximas já viram o Seinfeld e, em geral, gostaram. Me disseram que a série melhora na terceira temporada. Então não vou desistir agora, no meio da segunda.

Continuo não gostando de comédia. Tem horas em que há sinais demais para que a audiência ria. As risadas ao fundo, nos momentos supostamente engraçados, são o sinal mais evidente. Algumas situações que seriam trágicas ou melancólicas tornam-se risíveis apenas porque a gente tende a imitar o riso dos outros. Rir faz com que nos matenhamos na superfície. Rir nos afasta dos problemas. Se nada faz sentido mesmo, talvez rir seja adequado. Ainda assim, prefiro escolher a hora de rir e a hora de não rir, sem a claque pedindo para que me comporte de um jeito ou de outro.

Há bons diálogos, no geral, e me supreendem as semelhanças entre ser brasileiro e ser americano. Onde estão as diferenças?

No meio da segunda temporada, há uma série de episódios que lembram os trapalhões ou os três patetas. Teve gente desastrada quebrando coisas e sujando o rosto de pó. Só faltou torta na cara. Espero que a terceira temporada não insista nisso.

2 Respostas to “Seinfeld (1) – primeiras impressões”

  1. Herbert said

    Tony,
    Eu acho Seinfeld muito chato. Não gosto mesmo. O problema não são nem os risos. O riso brechtiano, por exemplo, tem a capacidade de gerar crítica e distanciamento. O problema do Seinfeld é que o tipo de humor desmedido dele não passa de um verniz pseudo-inteligente. Quando Leslie Nielsen morreu, escrevi no meu Twitter: “troco todas as piadas do Seinfeld, e de outros chatos do tal stand up comedy, por cinco segundos de silêncio de Leslie Nielsen”. Aliás, a melhor coisa que o Larry King já fez foi mandar o Seinfeld calar a boca. Dê uma olhada no vídeo: http://bit.ly/xBInY
    Abraços,
    Herbert

    • tonymonti said

      Herbert,
      acho que entendo o que você quer dizer. Stand up é muito chato e assistir ao Seinfeld é um esforço meu para entender comédia. Não entendo. Não gosto também de trapalhões e tiraria a claque do Monty Python. Acho meus amigos mais engraçados que todos esses.
      Logo desisto do Seinfeld, mas tenho que chegar pelo menos à terceira temporada para ver os episódios que os amigos recomendaram.
      Assistindo Seinfeld, fiquei com vontade de ver e rever tudo do Woody Allen.
      abraço,

Deixe um comentário

