tony monti eXato acidente

leio, escrevo e apago




  • três coisas que eu
    gosto - infantil -
    (2013)


    Capa de eXato acidente
    eXato acidente
    (2008)



    Capa de o menino da rosa
    o menino da rosa
    (2007)




    Capa de O Mentiroso
    o mentiroso
    (2003)





  • e-mail do Tony:
    monti1979 arroba gmail ponto com



  • Arquivos

metablogging – considerações sobre o umbigo

Posted by Tony Monti em 20.11.2010

Um amigo que nunca tinha lido meus livros leu uns trechos na semana passada. Fez a observação de que os livros são imensamente diferentes do blog. Verdade. Eles já foram mais próximos. Houve uma época em que eu publicava as primeiras tentativas dos contos aqui e, depois de 200 revisões, os contos iam para o livro. O menino da rosa veio quase inteiro ao blog antes de ser livro, e trechos e contos curtos do eXato acidente também. Ele sugeriu que eu pensasse em publicar no blog textos com o mesmo cuidado dos contos dos livros, sem escrever em jorros como é o que normalmente acontece aqui. Vou pensar.

É comum perceber de pessoas conhecidas alguma surpresa quando lêem os livros. Talvez o fato de elas me conhecerem no dia-a-dia produza a ideia de que os livros também usam tênis barato e camisa Hering. Não usam. Gosto em particular de comentários assim aos livros, esses nos quais parece que a pessoa não tem as palavras, quando a vontade de dizer vem acompanhada de algo que parece um susto. Como se assustasse o fato de eu escrever MESMO livros.

(Em 2003, quando essa experiência de avaliarem meus textos publicados estava começando, eu escrevi no blog “Não é sempre que recebo bem críticas construtivas. Algumas vezes, elas me destroem. Por outro lado, é raro eu não gostar de qualquer tipo de elogio, mesmo os baseados em nada. Nada também é argumento neste caso. Em geral a estratégia mais adequada é elogiar bastante antes de fazer a crítica. Eu sou esperto o suficiente para esquecer a parte que não me agrada.” Mudei de opinião, mas não muito. Pouca coisa há de mais destrutivo que crítica construtiva, era o que eu queria dizer (mentira).)

Coloquei agora Dancing Queen no repeat. é preciso começar o dia.

Deixe um comentário

