tony monti eXato acidente

leio, escrevo e apago




  • três coisas que eu
    gosto - infantil -
    (2013)


    Capa de eXato acidente
    eXato acidente
    (2008)



    Capa de o menino da rosa
    o menino da rosa
    (2007)




    Capa de O Mentiroso
    o mentiroso
    (2003)





  • e-mail do Tony:
    monti1979 arroba gmail ponto com



  • Arquivos

oportuna (isto é um blog)

Posted by Tony Monti em 19.11.2010

Como é que eu digo de outro jeito? Lembro que uma vez conheci uma menina que me perguntou se eu tinha blog. Eu tinha duas referências. Uma era um texto de jornal que dizia, entre outras coisas, que blog era uma derivação de weblog. Outra referência era uma ex-namorada que dizia ter um diário secreto na internet, anônimo e cujo endereço eu nunca teria. Eu não entendia nada. Continuo não entendendo, mas de outra maneira.

Eu entendo o motivo de algumas pessoas mentirem, mas entendo bem pouco o motivo de algumas pessoas quererem dizer algo diretamente e inventarem um caminho bastante indireto de dizer a mesma coisa. Talvez seja um modo de fingir que não tem nada acontecendo, que sabemos das coisas mas não nos entendemos. Entender os outros é um compromisso que não é todo mundo que suporta. Acho que é isso. Estou eu aqui hoje querendo dizer de outro jeito. Olha aqui, isso é um blog. Quero dizer mas não vou dizer nada.

Preciso repetir apenas, não entendo, não entendi. Ufa, algumas linhas sem dizer nada. Nos livros cujas capas estão ali na coluna da esquerda tem mais do que as ameaças. Eu costumava dizer, quando passei a ter um blog e experimentar o que isso significava, que texto de madrugada a gente apaga quando acorda no dia seguinte.

Mentira minha, eu entendo, mas é difícil entender quando a gente é contrariado. Apago amanhã de manhã ou de tarde. Ser contrariado é o não entender mais profundo. Se é importante o que eu digo e você não concorda, duas alternativas me atraem, ou eu não te entendi ou você não me entendeu. O Lacan disse em algum lugar que os enunciados são uma sucessão de atos falhos, um encadeamento de mal-entendidos antes mesmo de serem pronunciados. Não sei, não gosto de concordar. Ainda prefiro achar que eu às vezes não sou entendido, para poder achar que às vezes alguém me entende. É, vou apagar. Difícil é que tenhamos nos entendido e que não concordemos mesmo sobre tudo. Deixa estar, o mundo muda, o mundo tem vontades estranhas.

Uma resposta to “oportuna (isto é um blog)”

  1. tonymonti said

    Puxa, não dá mais para apagar. Tem até links apontando para este texto. Não quero deixar ninguém no vazio. Hoje vou resistir à minha compulsão por apagar.

Deixe um comentário

