tony monti eXato acidente

leio, escrevo e apago




  • três coisas que eu
    gosto - infantil -
    (2013)


    Capa de eXato acidente
    eXato acidente
    (2008)



    Capa de o menino da rosa
    o menino da rosa
    (2007)




    Capa de O Mentiroso
    o mentiroso
    (2003)





  • e-mail do Tony:
    monti1979 arroba gmail ponto com



  • Arquivos

percurso 2.0

Posted by Tony Monti em 06.06.2010

Continuei aquele conto. Passei dos 12000 caracteres e, a princípio, não tenho mais o que escrever. Talvez fique deste tamanho mesmo (a confirmar com o editor).

Realmente a tentativa de contar uma história é instrutiva. Acabei criando uns pontos de parada discretos no texto, mas nada que permita e justifique a fragmentação. É preciso ligar as coisas, fazer transições suaves. Como o texto é menos explosivo que os que recentemente escrevi, acho que o fluxo tem mesmo que ser assim. Sem estilhaços.

Amigo Abílio leu o texto e disse que gostou. Usou a palavra “contenção” e comparou o texto com o menino da rosa, comentários com os quais concordo. Considero “contenção” uma boa definição para o esforço que dá forma a este texto e aos textos que pretendo escrever. Imagine a tentativa de descrever uma explosão nos detalhes, em tantos detalhes que a explosão suma na extensão, mas que a intensidade continue a existir. Intensidade sem destruição, como eu disse recentemente uma ou duas vezes. Novidade para mim. Contenção é também o assunto específico deste texto.  O caminho contrário da violência explícita que tenho estudado e que tem me inspirado por contraste.

O menino da rosa são memórias da infância (algumas inventadas). Neste conto inventei uma adolescência.

Deixe um comentário

