tony monti eXato acidente

leio, escrevo e apago




  • três coisas que eu
    gosto - infantil -
    (2013)


    Capa de eXato acidente
    eXato acidente
    (2008)



    Capa de o menino da rosa
    o menino da rosa
    (2007)




    Capa de O Mentiroso
    o mentiroso
    (2003)





  • e-mail do Tony:
    monti1979 arroba gmail ponto com



  • Arquivos

Clarice Lispector

Posted by Tony Monti em 09.11.2009

cosmolit

Não por acaso, embora não conheça os liames subterrâneos, há também na Bravo! um texto sobre uma nova biografia de Clarice Lispector. Foi sobre a Clarice o meu mestrado (vale o que disse sobre o doutorado, o mestrado era a desculpa social para eu ler livros, ver filmes e pensar a vida). O texto forma, com o texto sobre o Rubem Fonseca, quase tudo o que há de literatura na revista. Gosto, não muito, de biografias, e tenho curiosidade sobre a vida dos autores, mas sinto falta de que se fale de texto literário. Dos bons autores, quase sem exceção, o centro tem que ser o texto. A vida, uma periferia discreta, talvez o contexto que emoldura a matéria ficcional. Menos que isso. As histórias da vida do Fonseca e a vida da Lispector não valem uma página dos seus piores livros (mesmo o livro de crônicas do Fonseca que antecedeu ao romance agora lançado).

Na Argentina existe uma revista que assumiu essa vontade obscura, sexy, audaz y con un touch intectualoide. Dei uma olhada na Cosmo lit e fiz um pensamento, mas guardei para mim.

No site da Bravo!, ao lado da matéria sobre a biografia da Clarice, lê-se o resumo de outra matéria: “Roberto Carlos e a Canção Misteriosa – Myrian Rios? Um amor mal-sucedido? Para quem o Rei compôs ”Do Fundo do Meu Coração”, a música triste que inclui em seus espetáculos mais recentes?” Sei não.

Para falar também de flores, há na Bravo! um conto da Veronica Stigger, autora que muito me agrada, em um interessante espaço que a revista reserva a textos ficcionais. Talvez mais alguma coisa, sempre há, não li o resto. Sugestão para pauta de revista de cultura: a impossibilidade comercial de uma revista de cultura no Brasil.

Links:
Biografia da Lispector na Bravo!
Cosmo lit, a revista da Maria Teclado (assim batizou Joca Terron), sexy, audaz y un touch intelectualoide (como ela mesma se descreve)
Capa da Bravo, onde há o resumo das matérias deste número.
“Os anões”, Veronica Stigger

cosmolit

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s